A filtragem é um processo que consiste na separação de uma fase sólida de uma fase fluída (líquida ou gasosa), quando da passagem dessa solução através de um meio permeável e poroso que retém a fase sólida.

A inevitável presença de água no lastro dos tanques de estocagem, originada pela condensação do vapor nas paredes dos tanques pela operação de carga e descarga ou vedações deficientes, proporcionam o ambiente ideal para o desenvolvimento microbiano produzindo ácidos orgânicos e inorgânicos, reduzindo assim o pH da fase aquosa , o qual cria condições favoráveis para a corrosão dos tanques.

Como consequência da formação de sedimentos durante a estocagem, podem surgir problemas operacionais como bloqueio de filtros e linhas hidráulicas. Para não comprometer o rendimento dos motores são utilizados filtros para a retirada dos agentes contaminantes, água e sedimentos.

A combinação dos filtros micrônicos e coalescedores da Mahle Filtroil garantem a qualidade requerida do combustível. Um combustível de boa qualidade contribui significativamente para a redução de manutenção corretiva nos sistema de injeção dos veículos, consequentemente maior confiabilidade nos postos de serviços que utilizam os filtros Mahle Filtroil em suas unidades.